terça-feira, 11 de outubro de 2011

Projeto Leitor Viajante

É muito comum no meio docente ouvir professores reclamando que seus alunos "Não gostam de ler ou não querem ler", ou até mesmo "Que não sabem o que fazer para que seus alunos leiam".
Na maioria das vezes isso acontece porque o professor impõe a leitura como uma atividade obrigatória. Usar a leitura apenas com finalidades gramaticais ou práticas literárias não adequadas para o desenvolvimento do gosto pela leitura (como questionários de interpretação para avaliação escolar), não é o melhor caminho.
Pensando nisso,criamos o Projeto "Leitor Viajante", que abrange a "Ciranda e o Clube do Livro", onde apresentamos a leitura como algo divertido e prazeroso, e não apenas como uma atividade obrigatória. 
Nós professores, como mediadores, entendemos que somos uma peça fundamental na motivação da leitura. E que precisamos ser apaixonados por livros para contagiar.
Um Professor-Leitor reconhece o livro como uma ferramenta de Mudança/Crescimento. E por isso deve contribuir para a formação de um leitor, para que no hábito da leitura haja um ato de libertação, de entretenimento e de prazer.
Um professor que só vê na literatura apenas uma função "utilitário-pedagógica", só consegue enxergá-la pela metade. Há muito para além do conteúdo.
A leitura é a arte da palavra, e, além de bons leitores, a leitura contribui e muito para a formação de bons produtores de textos

Nosso projeto tem dado bons frutos e em breve nossos jovens escritores estarão por aqui!


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!